0:00
0:00

Detidos no Iêmen são libertados com ajuda da Cruz Vermelha

Mais de 290 detidos foram soltos com intervenção do CICV e ONU

Detidos no Iêmen são libertados com ajuda da Cruz Vermelha

Mais de 290 detidos foram soltos com intervenção do CICV e ONU

Evandro Almeida Jr

São Paulo 14/10/2019

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e as Nações Unidas facilitaram a libertação de 290 detidos no Iêmen – 42 deles sobreviventes de um ataque no mês passado.

O CICV forneceu ajuda financeira para o pagamento das despesas que os detidos tiveram para retornar ao seus lares, fez o contato com os familiares para que eles aguardassem se reunir com os seus entes queridos e atuou em todo o processo como facilitador neutro.

Em entrevista para o Humanitária Robert Zimmerman, chefe do Departamento de Proteção do CICV no Iêmen, nos relatou o processo. “Mantivemos diálogos confidenciais com todos os detidos para escutar qualquer preocupação que tivessem, assegurar que entrassem em contato com os familiares e coletar as informações necessárias para acompanhar cada caso, se necessário.”

Chefe da delegação do CICV no Iêmen, Franz Rauchenstein, comentou o momento da libertação. “Esperamos que essa operação abra as portas para outras libertações, trazendo conforto às famílias que esperam para se reunir com os seus entes queridos.”

  • Compartilhe: